top of page
Buscar

Dano coletivo por infração ambiental pode ser presumido

  • Foto do escritor: Ana Paula De Raeffray
    Ana Paula De Raeffray
  • 6 de nov. de 2024
  • 1 min de leitura

Segundo recente decisão do Superior Tribunal de Justiça, caso comprovado que determinada situação gerou desequilíbrio ao meio ambiente, os danos coletivos são presumidos. Esse o entendimento adotado pela 1ª Turma do STJ, em julgamento encerrado em 08/10.


O caso trata de uma ação civil pública pelo desmatamento de 40,13 hectares de floresta Amazônia, objeto de especial preservação pela Constituição. Nas instâncias ordinárias condenou-se o proprietário à recomposição do dano ambiental e ao pagamento de danos materiais, mas foi afastada a condenação por dano moral coletivo.


Para Ministra Regina Helena Costa, contudo, o dano ambiental coletivo pode ser presumido em razão da extensão da área degradada e por ter atingido um bioma especialmente protegido pela Constituição.

No entendimento da maioria dos Ministros da 1ª Turma, o afastamento do dano moral coletivo depende de elementos que indiquem lesão de pouca duração, baixa lesividade ou que seja socialmente justificável, o que não se verificou no referido caso.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comments


logo_edited.png

Unidade São Paulo
Av. Arnolfo Azevedo, 43
Pacaembu, São Paulo - SP
01236-030, Brasil
Telefone: +55 11 3062-6808

Unidade Brasília

QL 18 Conjunto 4, Casa 4, Brasília - DF 71650-045, Brasil

CONTATO

Obrigado!

bottom of page